Cinco erros tolos na hora de investir

O simples fato de evitar erros tolos fará com que seus investimentos sejam melhores e mais vantajosos para você.

Investir bem seus recursos no mercado financeiro, e reinvestir os lucros destes investimentos, sem dúvida é um caminho que turbina o processo de enriquecimento. Todos sabem e buscam fazer isso. Mas quais são os erros mais comuns que as pessoas devem evitar neste processo?Listei abaixo cinco deles, veja se você já cometeu algum e entenda por que são equívocos que podem ser evitados.

  • Acreditar que investimento seguro só existe em banco grande ou em caderneta de poupança. As pessoas acham que bancos grandes não quebram. Mas se olharem o passado, bancos gigantes como Bamerindus, Nacional e outros quebraram. Além disso, hoje quem fornece segurança para grande parte das aplicações financeiras é o Fundo Garantidor de Créditos (FGC). E esta garantia é a mesma para qualquer instituição, não importa seu tamanho.

LIÇÃO: Investir em bancos menores pode ser tão seguro quanto em bancos grandes e ainda mais rentável

  • Seguir cegamente as orientações do gerente do banco. Com certeza você já entrou em uma loja de roupas, pegou algumas peças para experimentar e ao sair do provador a vendedora ou vendedor exclamou: Nossa, ficou ótimo em você !!! O gerente do banco sempre terá um “ótimo” conselho para aplicar o seu dinheiro desde que seja dentro da instituição que paga o salário dele.

LIÇÃO:  O gerente do banco trabalha para o banco, não para você.

  • Investir sem consistência e congruência. É muito comum investir sem planos claros, ou seja, fazer um investimento hoje só porque sobrou algum dinheiro, ou ainda financiar um imóvel para moradia pensando que isso é investimento. No curso do Método FAST, ensino como responder às três perguntas fundamentais que formam, facilmente um plano de investimentos.

LIÇÃO: Investir é como se exercitar, melhor fazer um pouco por dia e sempre, do que uma única vez exageradamente.

  • Acreditar em leigos e/ou boatos. Todo mundo conhece a figura do “cunhado” que sempre faria tudo melhor se um dia fizesse alguma coisa. Pois o mundo está cheio de gente “inteligente” com argumentos fantasiosos que, ao falar com firmeza, acabam por influenciar gente boa impedindo de fazer um bom investimento ou levando seu dinheiro para um investimento ruim.

LIÇÃO: Busque fontes e formadores de opinião confiáveis. Isso não será encontrado no bar.

  • Desprezar os bons caminhos da educação financeira. É comum pessoas ignorarem, ou lerem meia dúzia de best sellers, e saírem investindo em instrumentos que não conhecem, muito menos dominam, como a bolsa de valores por exemplo. Pessoas buscam atalhos perigosos para o enriquecimento.

LIÇÃO: A boa educação financeira acelera o processo de enriquecimento sem te colocar no  risco de empobrecer.

Para te ajudar nos investimentos, visite o site da Academia do Dinheiro e baixe gratuitamente o e-book “Descubra os 8 simples passos para investir no Brasil de hoje”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *