Ricos X Classe Média – Onde está a diferença?

Ricos X Classe Média – Onde está a diferença?
Prof.Mauro Calil

Qual é a diferença patrimonial entre os ricos e a classe média? Não estou falando nem entre ricos e pobres, mas sim entre os ricos e a classe média.

Bom, eles têm uma diferença patrimonial, obviamente. E todo mundo acha que “ah, o cara tem dinheiro, é mais rico, tem mais patrimônio”. Mas não é só isso.
Na verdade, quando você olha para um cidadão de classe média, ele tem muitas coisas. Ele tem uma boa casa, ele tem dois, três ou quatro carros na garagem, um para ele e seu cônjuge, outro para os filhos, tem o carro do rodízio, se você está dentro da cidade de São Paulo, entre outros bens. E é exatamente isso que faz a diferença entre os representantes de cada classe social.

Rico gosta de ter dinheiro, patrimônio ativo, dinheiro que gera dinheiro, patrimônio que gera mais dinheiro. Já a classe média gosta de ter coisas. Às vezes, com essas coisas, que o indivíduo gosta de chamar de “experiências”, ele acaba gastando tudo o que ele tem, como em viagens, por exemplo. Portanto, ele mora em uma bela casa, tem um belo carro e gasta em viagens, mas não constrói um patrimônio que lhe dê renda e um futuro mais seguro. Essa é a grande diferença patrimonial entre ricos x classe Média.

Concluindo, o patrimônio dos ricos gera mais dinheiro. Já o patrimônio da classe média é um passivo, que esse sujeito tem que trabalhar, suar a camisa todo dia para sustentar e isso faz uma enorme diferença ao longo dos anos, inclusive na saúde física e mental dessa pessoa.

Veja também o vídeo relacionado a este texto:

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *