A diferença entre arriscar e aproveitar a oportunidade

Qual a diferença entre arriscar e aproveitar uma oportunidade? Pessoas o tempo todo me procuram para falar que querem aproveitar as oportunidades da Bolsa de Valores. Algumas almejam investir em uma franquia, uma loja, ou seja, algo voltado para o empreendedorismo, a fim de se valer de uma oportunidade ou de uma ideia sensacional que tiveram. Mas será que elas estão realmente diante de uma oportunidade ou estão apenas arriscando o seu dinheiro? Onde mora a diferença?

A DIFERENÇA MORA NO CONHECIMENTO. VAMOS PEGAR O EMPREENDEDORISMO COMO EXEMPLO. DIGAMOS QUE A PESSOA FOI UM GERENTE DE FRANQUIAS DE FAST FOOD E TRABALHOU EM VÁRIAS FRANQUIAS, DE VÁRIAS CADEIAS DIFERENTES, DURANTE 15, 18 ANOS. ESSA PESSOA CONHECE O NEGÓCIO. E AÍ, SURGE UMA NOVA REDE NO BRASIL, ALGUÉM QUE ESTÁ MUITO BEM ESTABELECIDO NOS EUA OU NA EUROPA E FALA O SEGUINTE: “EU VOU TE DAR UMA FRANQUIA E VOCÊ SERÁ O EMPRESÁRIO. VOCÊ NÃO VAI PAGAR NADA, MAS VAI TER QUE RODAR O NEGÓCIO. VAI TER QUE LARGAR O SEU EMPREGO, MAS NÃO TERÁ QUE ‘ARRISCAR’ O SEU DINHEIRO. EU PRECISO DE UMA LOJA MODELO, UM SHOWROOM, PARA ENTÃO VENDER OUTRAS FRANQUIAS”.

Isso é uma oportunidade ou é arriscar? Perder um emprego seguro, o FGTS e então ir para um novo negócio como esse, seria risco ou uma oportunidade? Nesse caso, eu vejo como aproveitar uma oportunidade. Porque a pessoa conhece o negócio, já trabalhou muitos anos em franquias de fast food e sabe como a coisa funciona. Ainda assim, é uma oportunidade com riscos, como todas as outras.

Agora, se a mesma pessoa fizesse essa proposta para mim, que nunca trabalhei nos bastidores de uma franquia de fast food, seria puro risco. Você pode pensar: “Mas Mauro, você não vai colocar nenhum centavo do seu bolso, não vai perder nada, apenas o seu tempo”. Ok, isso é verdade. Mas eu não conheço o negócio, não sei as manhas, os macetes. Por isso, para mim, seria risco total.

A mesma coisa acontece no universo dos investimentos. Quando um investidor olha o preço de uma ação subindo ou o desempenho de algum investimento específico, qualquer que seja, a pessoa está olhando para o passado e não para o futuro. Entrar nesse momento, nesse investimento, pode ser uma oportunidade? Se o investidor conhece, está familiarizado e consegue vislumbrar um pouco do futuro, sim. Pode ser um risco? Se ele não conhece este mundo, não se está familiarizado e, simplesmente, olha somente para o passado, sim.

Como eu sempre digo, enriquecer é uma questão de ter e seguir um bom plano. E isso só acontece quando você tem conhecimento e experiência.

Veja também o vídeo relacionado a este texto:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *